Notícias

Voltar para Notícias

Em parceria, ANCAT elabora vídeo e cartilha para emissão de MTR

A 9ª edição da EXPOCATADORES, entre os dias 12 e 14 de dezembro, foi palco de lançamento de uma nova ação da ANCAT para capacitação e desenvolvimento técnico das organizações de catadores no Brasil. Em parceria com o instituto ATEMIS, foram desenvolvidos dois materiais para ensinar e facilitar a emissão do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR). A iniciativa é uma resposta efetiva a determinação criada pelo decreto 11.044/22 (Recicla +).

O vídeo, protagonizado pela personagem Dona Recicla, conhecida no universo dos catadores, apresenta um passo a passo para que os profissionais da catação façam o preenchimento e emissão correta desta documentação. ANCAT e ATEMIS também desenvolveram uma cartilha prática para catadores e catadoras realizarem a emissão do manifesto.

O sistema MTR serve para registrar os dados de geração, transporte e destinação dos resíduos sólidos, permitindo saber para onde eles vão (rastreabilidade) e elaborar relatórios para geradores e órgãos ambientais. Serve para gerar dados para a logística reversa.

Assista ao vídeo sobre a emissão do MTR. Faça o download do passo-a-passo para emitir a MTR em sua cooperativa ou associação de reciclagem.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias