Jovem cooperativa gaúcha passa por capacitação promovida pela ANCAT
Criada no início de 2022, com a união de quatro associações de catadores e catadoras, a Cooperativa Unicca, de Cruz Alta, no interior do Rio Grande do Sul, passou por um novo curso de capacitação fornecido pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT).
Coordenado pelo catador e cientista Social, Alex Cardoso, representante da ANCAT no RS, o curso tratou sobre a coleta seletiva solidária. O tema, importante para a categoria, é fundamental para os 60 catadores da Unicca. Isso porque a cooperativa assinou, em abril passado, contrato para prestar serviço na coleta seletiva solidária com a prefeitura da cidade gaúcha.
Apesar de poucos meses de nascimento, a cooperativa já trabalha na coleta e recuperação de materiais recicláveis de 45 bairros, além de possuir mais de 70 parceiros no município, fortalecendo a logística reversa e a reciclagem. Além de garantir melhor qualidade de trabalho e renda para os cooperados.
Esse é o propósito da ANCAT, garantir o profissionalismo e inclusão dos catadores e catadoras na cadeia produtiva, e avançar na economia circular no Brasil.