Notícias

Voltar para Notícias

Natal dos Catadores recebe o presidente Lula em clima de festa e reivindicações pela categoria

O 18º encontro entre o presidente eleito e os catadores de materiais recicláveis e os moradores em situação de rua contou com a presença de autoridades e convidados.

Num clima de muita emoção e alegria, o galpão do Armazém do Campo, na capital paulista, foi palco nesta quinta (dia 15) do grande encontro de Natal dos Catadores e População de Rua junto com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Promovida pelo MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, a ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e o Movimento Nacional da População em Situação de Rua, o evento neste ano, marcou o encerramento da 9ª edição da Expocatadores e reuniu centenas de catadores e lideranças da categoria, além de autoridades e convidados do setor público e privado.

O tradicional evento com o presidente Lula ocorre desde 2003 e já virou agenda obrigatória para a celebração do fim de ano junto aos trabalhadores da catação de material reciclável. Para iniciar as festividades, diversos catadores e representantes dos moradores em situação de rua discursaram e defenderam medidas em prol da categoria e dos movimentos populares.

Roberto Rocha, presidente da ANCAT, valorizou o evento e a presença do presidente eleito. “Agradecemos a participação de todos os amigos catadores, parceiros, que colaboraram com a realização da Expocatadores, e para coroar este evento, hoje temos o encontro com o presidente Lula”, disse Rocha, que entregou ao presidente demandas pertinentes à categoria, como a solicitação da criação de uma secretaria especial voltada para a reciclagem, com atenção ao trabalho dos catadores (as). Outro pedido feito pela categoria foi a revogação de alguns decretos, como o 11.044, chamado de Recicla + , “conhecido como o decreto da morte de catadores de materiais recicláveis”, resumiu o presidente da ANCAT.

Durante a apresentação dos convidados, também tiveram a palavra o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o vereador Eduardo Suplicy, a deputada Gleisi Hoffmann e o padre Júlio Lancellotti. Estiveram no evento a empresária Luiza Trajano (Magazine Luiza), a ex-prefeita de SP, Marta Suplicy, o advogado e professor Silvio Almeida, entre outros.

Em sua fala, Lula reforçou a importância de valorização dos catadores e catadoras do Brasil. “Eu quero ver vocês andando nas ruas de cabeça erguida, orgulhosos do trabalho que vocês realizam”, enfatizou Lula, reforçando o comprometimento com a categoria e os moradores de rua. “Cuidar do povo pobre é possível. O povo não tem como chegar até o governo, o povo da rua, os catadores. E não serão vocês que terão que ir até a presidência. Sou eu que terei que vir até vocês”, disse Lula.

O Padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo da Rua, falou sobre a dificuldade de defender o povo em situação de rua e cobrou medidas públicas (como o veto do atual presidente Bolsonaro a respeito das intervenções na arquitetura hostil nas cidades). “Ninguém quer saber dos mais pobres, estamos cansados de ser tratados como lixo, apanhando nas ruas”, disse o padre.

Além dos diversos discursos das autoridades e convidados, tivemos momentos de emoção por parte de homenagens de catadores, como do catador e cientista social Alex Cardoso, que presenteou Lula, a futura primeira dama Janja e demais autoridades, com seu livro “O Eu Catador” – lançado na Expocatadores 2022, onde conta sua trajetória e desafios da categoria. Um poema também foi recitado por trabalhadores da catação em homenagem ao presidente.

Lula recebeu o Selo Amigo do Catador, condecoração entregue pelo MNCR e ANCAT. A homenagem é voltada a personalidades e instituições que se destacaram nas ações de promoção da inclusão socioprodutiva de catadoras e catadores.

Após a solenidade, Lula foi para os braços do povo, e claro, tirou muitas fotos. A emoção tomou conta dos catadores e catadoras e da população em situação em rua, que lotaram as dependências do Armazém do Campo. Em seguida, o público presente se deliciou com um almoço oferecido pelo Coletivo Banquetaço, com cardápio exclusivamente feito com produtos orgânicos.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias