Notícias

Voltar para Notícias

Expocatadores fecha programação com destaque para o trabalho e força das mulheres catadoras do Brasil e América Latina

Além da programação especial para o público feminino, que forma a grande maioria das catadoras em todo o Brasil, a Expo contou com o lançamento de livros, com destaque à obra do catador Alex

Em seu terceiro e último dia, a Expocatadores 2022 destacou a presença marcante das mulheres na gestão de resíduos e na construção de uma nova sociedade, com debates e rodas de conversas e workshop. Além disso, tivemos o lançamento do livro “O Eu Catador – Reciclando Humanidades”, do catador e pesquisador acadêmico, Alexandro Cardoso, o Alex.

As atividades do dia começaram com o workshop Protagonismo das Mulheres Catadoras na Gestão de Resíduos e na Construção de uma Nova Sociedade, sob mediação da colega Roselaine do MNCR –PR. Participação da Valquiria Cândido (MNCR – SP), Aline Sousa (Secretaria de Gênero e Juventude do MNCR – DF), Rita de Jesus (Sema – DF), da colega Marislene Nogueira (INSEA|ORIS), entre outras convidadas.

Em sua fala, Marislene Nogueira destacou o papel das mulheres nas organizações. “As mulheres têm tocado diversas organizações em todo o país e no mundo todo. E elas possuem um jeito diferente, com o toque feminino, que só nós temos e podemos oferecer”, disse Nogueira, que ainda ressaltou a força feminina “vem transformando a vida de muitas companheiras, contribuindo para o futuro de todos”, resumiu.

Em seguida, tivemos dentro da Expocatadores uma série de painéis de debates contemplando a participação de mulheres brasileiras de todo o país e da América Latina, com presença de companheiras do Chile, Colômbia, Panamá, Argentina. As catadoras puderam debater temas sobre os Negócios na Cadeia de Reciclagem, Políticas Públicas e Diversidade, entre outros pontos importantes para o desenvolvimento e progresso da categoria.

Após o almoço, a rodada de debates retornou com temas sobre Mulheres sem Fronteiras, Mulheres na Política, com a presença de convidadas, entre setor público, catadoras e associações diversas. A artista Raquel Quintão, a Dona Recicla do Coletivo Mundicá, falou ao público sobre questões importantes para as mulheres, como a Emissão MTR no Sistema Nacional de Informação sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (Si…). O MTR é o Manifesto de Transporte de Resíduos, e serve para gerar dados de geração, transporte e destinação dos resíduos, além de elaborar dados e relatórios para a logística reversa.

Para fechar o dia e a programação, tivemos o lançamento do livro “O Eu Catador – Reciclando Humanidades” do catador e pesquisador acadêmico Alexandro Cardoso, o Alex. O autor do projeto faz parte da ASCAT – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada, de Porto Alegre (RS). “É um livro de escritor catador, nós merecemos estar juntos e oferecer carinho para quem possibilita esta iniciativa. Isso prova que tudo é possível. Um momento marcante para toda a categoria”, salientou Roberto Rocha, presidente da ANCAT, ao lado do novo presidente da Unicatadores, Luis Henrique (de Minas Gerais), destacando o papel importante do ecossistema da categoria, com a união do MNCR, ANCAT e Unicatadores.

Além da obra do catador Alex, outros lançamentos também foram apresentados, como o livro “Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos: Experiências Internacionais e Nacionais”, escrito por Sylmara Gonçalves, Luciana Ziglio e Amanda Cseh.

Natal dos Catadores com o presidente Lula

Nesta quinta (dia 15), acontece o tradicional Natal dos Catadores e Catadoras e a população em situação de rua com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. “A ação será marcada pelo compromisso do presidente Lula com a categoria de catadores de materiais recicláveis e companheirismo que existe desde 2003”, destaca o presidente da ANCAT, Roberto Rocha.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias