Salvador recebe o Conexão Cidadã: um novo capítulo de inclusão, dignidade e protagonismo para catadores (as) autônomos (as)
A cidade de Salvador (BA) recebeu oficialmente, nesta terça-feira (20), uma nova unidade do Conexão Cidadã — iniciativa da Ancat com patrocínio do Instituto HEINEKEN e da Tetra Pak, e apoio do Sebrae e da Prefeitura de Salvador, por meio da Sempre (Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer) e da SECIS (Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência). A chegada à capital baiana marca mais um passo na expansão nacional do projeto, que fortalece a inclusão e valorização de catadores e catadoras autônomos em todo o país.
O projeto atua por meio de um escritório móvel itinerante, que percorre diferentes regiões urbanas levando atendimentos sociais, oficinas, mutirões e ações de valorização desses trabalhadores essenciais para a cadeia da reciclagem e da economia circular.
A chegada do projeto a Salvador foi recebida com entusiasmo por lideranças locais e catadores. “Estamos construindo pontes entre esses trabalhadores essenciais e oportunidades reais de acesso a direitos, formação e cidadania”, afirmou Roberto Rocha, presidente da Ancat. Segundo ele, a expansão representa um marco estratégico para o fortalecimento da rede nacional de apoio aos catadores.
“Este projeto em Salvador é grande importância aos catadores e catadoras autônomos. Agora eles vão ter um espaço que representa eles de verdade, e que vai poder conectar todos eles aos serviços públicos que existem na cidade, ou até mesmo ingressar esses catadores a alguma cooperativa da cidade de Salvador, caso eles queiram. Eles também vão poder tirar documentação, muito mais fácil pro catador autônomo, porque eles dependem muito dessa ajuda para conseguirem mais oportunidades”, disse Jeane dos Santos, representante do MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis na Bahia.
Durante o evento de lançamento, ocorrido na Doca 1 em Salvador, além da presença dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, autoridades locais e parceiros do projeto reforçaram a importância do Conexão Cidadã e seu compromisso com a inclusão social de profissionais da reciclagem, especialmente aqueles que atuam de forma autônoma. “A Tetra Pak trabalha com catadores de recicláveis há mais de 25 anos. E agora em Salvador, com o Conexão Cidadã, o nosso grande objetivo é dar mais visibilidade a este trabalho incrível que os catadores fazem. A reciclagem do país passa pelas mãos dos catadores”, destacou Valeria Michel, da Tetra Pak, em sua fala no evento. Mariana Romano, do Instituto HEINEKEN, que apoia o projeto desde seu início piloto em São Paulo, também falou sobre a parceria. “Muito orgulho de ver como esse projeto cresceu e chegar até aqui em Salvador. A gente acredita e sabe da importância do trabalho de catadores e catadoras e dessa causa”, disse Romano.
O secretário da SECIS – Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência de Salvador, Ivan Euler, marcou presença na Doca 1. “A Prefeitura e a SECIS têm orgulho de apoiar mais uma ação que une inclusão social e sustentabilidade, reconhecendo o papel dos catadores na transformação urbana e investindo cada vez mais em políticas que valorizem sua atuação”, disse Euler. O secretário recebeu ainda um documento dos catadores, com algumas demandas da categoria.
Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP – Federação Única dos Petroleiros, também esteve presente e falou sobre o projeto. “Apoiamos essa causa porque acreditamos profundamente na força transformadora das políticas públicas voltadas para quem mais precisa. O Conexão Cidadã dá voz e vez a trabalhadores que, mesmo em meio às dificuldades, seguem contribuindo para um futuro mais sustentável e humano”, destacou Bacelar.
Ao final do evento, todos os presentes foram convidados a conhecer o trailer, onde foi feito o desenlace inaugural do Conexão Cidadã, acompanhados pela Orquestra de Berimbau, com muita música e dança, num clima de descontração e de esperança por dias melhores. Esta foi a chegada de mais uma unidade do projeto que vem conquistando catadores e catadoras autônomos por todo o Brasil e reforçando o compromisso com o reconhecimento e a valorização desses profissionais, fortalecendo uma rede de cuidado, inclusão e transformação urbana em todo o território nacional.
Crédito das Fotos: @ligiarizerio














