Notícias

Voltar para Notícias

Curso ministrado pela ANCAT capacita catadores no Rio Grande do Sul

Projeto feito da parceria entre a iniciativa privada, o setor público e organização social, prevê formalização de cooperativa de reciclagem.

Catadores ensinando catadores. Foi esse o trabalho das oficinas do Projeto Reciclar, facilitado pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e encerrado na última quinta-feira (25/8), em Montenegro, cidade da região metropolitana da Porto Alegre (RS).

O projeto, implementado pela organização internacional Global Communities, com apoio da Prefeitura do Município, prevê aos 30 catadores que passaram pelas oficinas a iniciação do processo da formalização da cooperativa de trabalho, denominada como: Catadores Estação da Vida. A iniciativa foi financiada pelas empresas John Deere, Biocitrus, Poker, Sicredi e Tanac.

Durante 12 módulos, divididos em 30 horas de curso, os catadores aprenderam sobre temas como mobilização, identidade coletiva, empreendedorismo e planejamento estratégico. O curso foi ministrado pelos catadores Alex Cardoso e Cristiano Oliveira, representantes da ANCAT na região sul do Brasil.

No encerramento das oficinas, os catadores receberam o certificado de participação, EPI’s (equipamentos de proteção individual) e carrinhos para coleta. Os materiais foram entregues para apoiar o início das atividades da nova cooperativa.

O conteúdo e o método de ensino utilizado no Projeto Reciclar foram criados pelos profissionais da ANCAT. Segundo Cardoso, a metodologia “de catador para catador” se mostra eficiente. “Dessa forma, usamos processos metodológicos acessíveis, o que deixa o ensino mais fluído para os catadores, que acreditam mais nos conteúdos transmitidos e também na sua organização e luta por direitos”, explica Cardoso, que além de catador, é cientista social.

No processo de desenvolvimento profissional dos catadores, a ANCAT acredita que o compartilhamento de informações e a educação são essenciais. E por isso, agradecemos à Global Communities e às empresas que financiam o Projeto Reciclar. Que venham novas iniciativas.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias