Notícias

Voltar para Notícias

Com inovações e maior EXPOCATADORES da história, ANCAT fortalece a inclusão dos catadores em 2023

No ano em que completou 23 anos de atuação, a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) manteve seu compromisso de promover a inclusão e a valorização da categoria, por meio de iniciativas transformadoras, reforçando seu papel e espaço dentro da cadeia da reciclagem e da gestão de resíduos sólidos no país.

Em um momento marcado por grandes desafios para os catadores, com a grave queda de preço dos materiais recicláveis, somada a outros problemas históricos vividos por estes profissionais, a ANCAT lançou projetos inovadores de suporte ao trabalho de catadores e catadoras.

Apresentado na Expocatadores 2022 e lançado em agosto de 2023, o “Hub da Cidadania”, em parceria com o Instituto Heineken, levou um escritório itinerante às ruas de São Paulo. Percorrendo milhares de quilômetros e diversos bairros da capital paulista, o HUB atendeu cerca de 500 catadores(as), oferecendo assistência personalizada, desde auxílio na emissão de documentos até apoio para acesso à políticas públicas e capacitação técnica.

Em 2024, o projeto continua e já tem previsão para ganhar mais um trailer em uma nova cidade brasileira. O trabalho do HUB da Cidadania também inspirou o Governo Federal, que vai lançar modelo parecido, em ação chamada Conexão Cidadã.

Outro projeto pioneiro da ANCAT é o Valoriza. Lançado neste ano e com os primeiros resultados conquistados na cidade de paulista de Orlândia, o projeto garante acordos mais justos e inclusivos a catadores(as) na coleta e venda dos materiais, oferecendo maior dignidade no trabalho e na renda destes profissionais. O Valoriza, que tem como uma de suas linhas ação contribuir diretamente para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, também mira na construção de um Centro de Educação Ambiental e Valorização dos Catadores.

No segundo ano do Atlas Brasileiro da Reciclagem, além de fortalecer métodos de captação e organização da ferramenta, o trabalho também foi de ampliação do banco de dados, para, cada vez mais, observar a cadeia de reciclagem de forma mais detalhada e nítida.

Em sua sétima fase, o programa “Reciclar pelo Brasil” reafirmou seu impacto como o maior programa de logística reversa inclusiva do país. Já são mais de 660 mil toneladas de materiais recicláveis recuperadas, apoiando 467 organizações de catadores em 253 cidades de 26 estados, com a participação de mais de 20 mil catadores, de 2017 até hoje.

Presente no Rock in Rio 2022, a parceria ANCAT Reutiliza Já atuou com sua plataforma de rastreabilidade de resíduos no Carnaval de 2023, nas festas de rua de São Paulo e Recife, trazendo melhores rendimentos para os profissionais da catação e melhorando os índices de recuperação de resíduos nas festas de duas das principais capitais do país.

A ANCAT, em um passo significativo, também aderiu ao Pacto Global da ONU no Brasil, reforçando a necessidade de inclusão dos catadores nos campos de debate que envolvem a sustentabilidade e o avanço da economia circular.
“Apesar destes desafios enfrentados durante o ano, mantivemos nosso empenho em buscar soluções para a melhoria da vida dos catadores por meio do trabalho e desenvolvimento técnico. Observamos o próximo ano sabendo que teremos exigências, mas temos consciência de que a associação e também a própria categoria está mais preparada e experiente para ampliar seus espaços na cadeia produtiva, afirma Roberto Rocha, catador e presidente da ANCAT.
Encerrada no último dia 22, a EXPOCATADORES marcou o fim de ano da ANCAT, uma das organizadoras do evento, junto com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e a Unicatadores. O evento reuniu mais de 2500 pessoas na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Além de uma série de seminários e debates sobre temas relevantes dentro gestão de resíduos sólidos, da reciclagem e economia circular, o evento foi marcado pelo Natal dos Catadores e População de Rua com o Presidente Lula.

Conheça mais sobre o trabalho da ANCAT em www.ancat.org.br.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias