Notícias

Voltar para Notícias

Lançamento do Atlas Brasileiro da Reciclagem é destaque no segundo dia da Expocatadores em São Paulo

Além do novo portal que apresenta resultados da cadeira de reciclagem, o evento contou com diversos painéis de debates reunindo representantes do cooperativismo, setor público e privado

Nesta terça (dia 13), a Expocatadores 2022 deu sequência em sua extensa programação junto aos catadores e catadoras presentes ao evento em São Paulo. Destaque para o lançamento do Atlas Brasileiro da Reciclagem e apresentação do relatório do programa Reciclar pelo Brasil, além das mesas de debates, com intensa participação dos catadores e convidados.

Logo pela manhã, os catadores e catadoras foram recebidos pelo presidente da ANCAT, Roberto Rocha, acompanhado do Coletivo Mundicá, com toda sua energia, carisma e musicalidade.

Para iniciar os trabalhos, o primeiro painel de debates desenvolveu a temática do Reaproveitamento Energético: Riscos para Mudanças Climáticas e Economia Circular. Entre os debatedores convidados, destaque para a mensagem do senador Jean Paul Prates (PT|RN), que ressaltou a importância da economia circular no trabalho de catadores e catadoras. Prates, que também é Mestre em Planejamento Energético e Gestão Ambiental, destacou a importância do tema para a preservação do meio ambiente, além da PL 2524/2022, de sua autoria, que propõe um marco regulatório para a Economia Circular e Sustentável do Plástico no Brasil. “Os plásticos descartáveis geram uma quantidade enorme e desnecessária de lixo, que acaba poluindo cidades, rios e oceanos”, disse Prates. Também participaram do debate Mateus Mendonça (GIRAL), Aline Souza (MNCR), Lara Iwanicki (Oceana) e Jacqueline Rutkowski (Sustentar – ORIS).

Em seguida, foi a vez de debater sobre os Desafios e Oportunidades para a Verticalização da Cadeia Produtiva, sob mediação do colega Luciano Marcos (INSEA | ORIS), com a participação dos convidados Nohra Padilha (da Colômbia), Pedro Villas Boas (Presidente da ANAP – Associação Nacional dos Aparistas de Papel), Mundano (fundador do Pimp My Carroça), Maristela Siqueira (gerente da cadeia Reciclagem PET – Sustenta PET) e Clineu Alvarenga (presidente do INESFA).

Após o intervalo, os catadores e catadoras puderam acompanhar a apresentação do relatório qualitativo do programa Reciclar pelo Brasil – é a maior plataforma de logística reversa inclusiva do país. O programa é gerenciado pela ANCAT e conta com o apoio de diversas empresas, como a Coca-Cola, com faturamento de R$ 344 milhões (entre 2017 e 2022), gerando uma renda para catadores e catadoras, num montante de mais de 550 mil toneladas de material reciclável.

Para fechar o segundo dia de atividades, tivemos o lançamento do Atlas Brasileiro da Reciclagem. O projeto é idealizado pela ANCAT, juntamente com o MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis), e operacionalizado pelo ORIS (Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária), com liderança do INSEA e suporte técnico do NAP | UFMG e Sustentar.

Apresentado pelo professor Francisco de Paula Antunes Lima (ORIS), um dos coordenadores do projeto, o material lançado na Expocatadores apresenta um banco de dados sobre o cenário e resultados da cadeia de reciclagem em todo o Brasil, com informações obtidas junto às organizações de catadores espalhadas por todo o país. Além disso, diversos atores deste setor (informais, formais) também contribuíram para a composição do trabalho. Este projeto inovador conta com o apoio de órgãos públicos para organização das informações referentes aos programas de coleta seletiva nas cidades e estados, além da promoção da reciclagem implantadas em estados como Minas Gerais (Bolsa Reciclagem), Ceará (Bolsa Catador) e Distrito Federal (Programa de Coleta Seletiva).

A Expocatadores 2022 segue sua programação nesta quarta (14), com destaque para o workshop Protagonismo das Mulheres Catadoras na Gestão de Resíduos e na Construção de uma Nova Sociedade, além do lançamento do livro “O Eu Catador – Reciclando Humanidades”, do catador e pesquisador acadêmico, Alexandro Cardoso, da ASCAT (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada), de Porto Alegre.

Compartilhe este conteúdo

Voltar para Notícias